ZONA SUL: BAIRROS MAIS CONHECIDOS


» Vila Olimpia

» Moema

» Campo Belo


Moema



A região do atual bairro de Moema era uma propriedade rural cortada pelos trilhos do bonde que ligava a cidade de São Paulo ao extinto município de Santo Amaro.


Sua urbanização iniciou-se em 1913, quando passou a fazer parte do bairro de Indianópolis. De 1930 a 1965, foi um bairro industrial que atraiu imigrantes russos e lituanos. A construção do Aeroporto de Congonhas, em 1936, criou a necessidade de abrir novas avenidas de acesso ao bairro. Em 1954, foi inaugurado o Parque do Ibirapuera.


Na década de 1970, recebeu investimentos privados que verticalizaram a região em curto espaço de tempo. Em 1976, com a inauguração do shopping center Ibirapuera, o local experimentou vertiginoso crescimento.


Em 1987, uma parte do então bairro de Indianópolis decidiu se emancipar e mudou o nome definitivamente para Moema, palavra indígena que significa "aurora".

Moema é hoje um bairro comercial e residencial, subdividido em "Moema Pássaros", que fica entre Avenida Santo Amaro e a Avenida Ibirapuera, e possui ruas com nome de pássaros, como Canário, Gaivota, Pavão, entre outras. A outra metade do bairro, conhecida por "Moema Índios", fica entre a Avenida Ibirapuera e a Avenida Moreira Guimarães, com ruas de nomes indígenas, como Maracatins, Nhambiquaras, Moaci e outras.

Anuncios Bairro Moema